terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estrada que liga Tombali a Quinara em elevado estado de degradação em percurso com 58 quilómetros de extensão

SONY DSCBissau – A estrada que liga Catio, região de Tombali, a Bula, região de Quinara, com 58 quilómetros de extensão, encontra-se num elevado estado de degradação, quase intransitável.

As más condições do percurso devem-se às fortes chuvas que ainda se verificam a sul da Guiné-Bissau, uma vez que o caminho consiste numa via de terra batida, como sempre foi desde a Independência.


Este Domingo, 29 de Setembro, O sector de Empada, uma das localidades também sem infraestruturas rodoviárias, a poucos quilómetros de Catio, tentavam circular vários veículos de passageiros e viaturas de transporte público superlotados, com destino à cidade na região de Tombali.


Devido às más condições da via, que estão reforçadas com fragmentos de madeira e paus para permitir a circulação, algumas das viaturas não conseguem efectuar o percurso, acabando por sofrer danos durante a viagem e obrigando os passageiros a pernoitarem no local.


Um alto responsável da Polícia de Trânsito (PT), colocado nesta zona país, explicou as situações que os passageiros enfrentam na referida estrada, onde é necessário quase todo o dia para se chegar ao destino.


«Veja como as pessoas estão amontoadas em cima das viaturas. Isto não devia acontecer mas temos falta de condições e muitas vezes não podemos intervir, por força da realidade», disse o agente da PT, que mostrou um tractor de uma empresa chinesa, utilizado para puxar os veículos que não conseguem atravessar a estrada cortada pelas correntes de água, sendo os condutores obrigados a pagar 15 mil F.cfa pelo socorro.


Noutra localidade, o agente da PT identificou uma longa curva de estrada, que fica muito escorregadio quando chove, o que pode provocar acidentes de viação.


Outra preocupação do oficial da PT está ligada ao transporte de contentores de madeiras por parte das empresas chinesas que operam nesta zona, que em muitos casos contribuem para danificar mais o piso.


Desde há alguns anos as obras de construção da estada que liga Buba a Catio têm sido objecto de muitas promessas, mas ainda não se verificou nenhuma atitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário