terça-feira, 8 de outubro de 2013

Serifo Nhamadjo justifica (o injustificável)motivo do golpe de Estado a Xanana Gusmão

Bissau - O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, justificou (o injustificável)a Xanana Gusmão a razão do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, este Domingo 6 de Outubro, no âmbito da visita do Primeiro-ministro timorense à Guiné-Bissau.

Segundo o Presidente de transição guineense, a subversão da ordem constitucional no ano passado deveu-se à presença da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG).


Manuel Serifo Nhamadjo fez este esclarecimento durante o encontro que manteve com o Primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, no Palácio da República: «A quarta legislatura foi interrompida porque existia uma contradição, em que a nossas forças armadas pediram às forças armadas estrangeiras, que estavam mais equipadas, que entregassem os equipamentos militares ou os mandassem de volta à procedência, para que a coabitação entre as partes não fosse de desconfiança, o que foi o caso», esclareceu Nhamadjo.


Serifo Nhamadjo desmentiu que as reclamações dos resultados eleitorais fossem o motivo do golpe de Estado: «Hoje a sociedade guineense vive uma situação extremamente difícil, momentos mais dramáticos onde reina a incompreensão e a impaciência», reconheceu o Presidente de transição, que falou de uma forma endereçada às recentes declarações de António Indjai contra Rui Barros, atacando a imprensa por ter noticiado factos desta natureza durante um ano.


«Na democracia existem debates e os guineenses estão habituados. Ao contrário, no outro mundo, os deputados atiram cadeiras uns aos outros mas isso não é alvo de notícia, como acontece na Guiné-Bissau», disse Nhamadjo.

Durante o encontro, o Presidente de transição atribuiu a medalha de solidariedade e cooperação entre a Guiné-Bissau e Timor-Leste.


Xanana Gusmão termina a visita ao país esta quarta-feira, 9 de Outubro.


P.S.

Então o "senhor" dá agora outras justificações para o golpe de estado de 12 de Abril de 2012? Toda a gente sã se lembra ainda da (in) justificação do grupo militar golpista na sua primeira aparição na imprensa: Disseram, na altura, que duas razões motivaram o golpe de estado a saber, um ACORDO SECRETO(?) (que nunca apresentaram), assinado, da parte da Guiné-Bissau, pelo Presidente Interino, Raimundo Pereira, e pelo Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, com o governo angolano e uma CARTA (?) enviada por Carlos Gomes Júnior às Nações Unidas a pedir apoios sem consultar a tropa.

Ó  Senhor Serifo, quando vocês deram o golpe já Angola tinha enviado o seu ministro dos negócios estrangeiros a Bissau para declarar oficial e formalmente o fim da MISSANG e o início imediato da sua retirada.

Agora diz que é por causa da força(?) estrangeira que se deu o golpe?

É preciso ter lata para dizer tantos disparates

Já agora, quando é que se realizam  eleições? Não são capazes ou não querem realiza-las? :NGB

Sem comentários:

Enviar um comentário