quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Líder dos militares da Guiné-Bissau é o primeiro subscritor de compromisso pela paz (Isto traz água no bico)

Bissau  9 de Outubro de 2013) -  O general António Indjai, líder dos militares que em 2012 protagonizaram um golpe de Estado na Guiné-Bissau, é o primeiro subscritor de um compromisso pela paz assinado na terça-feira pelas forças vivas do país.

O documento resultou de um encontro promovido em Bissau pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, no final de uma visita de quatro dias ao país.

O chefe do Estado-maior general das Forças Armadas guineenses foi o primeiro a assinar o compromisso “para uma mudança radical de atitudes e comportamentos”, rubricado por cerca de duas dezenas de representantes de entidades do país.

António Indjai saiu do encontro com um sorriso rasgado, mas escusou-se a prestar declarações aos jornalistas.

No documento, os membros das forças vivas sociais, políticas e militares da Guiné-Bissau comprometem-se a realizar reformas nos sectores da “defesa, segurança, justiça e administração pública”.

“As Forças Armadas comprometem-se a respeitar o resultado das eleições e a formação do governo” ao qual devem exigir, “sem uso da força”, um plano que reconheça “o papel que alguns membros assumiram na luta armada” pelo país, refere o documento lido em voz alta, antes de ser assinado.

Os partidos políticos “comprometem-se a colaborar numa plataforma de acção cívica para o estabelecimento de um estado de direito democrático e de afirmação da cidadania”.

“Todos comungamos da urgente necessidade de pôr fim a um historial negro que desde 1980 tem vindo a desprestigiar a pátria de Amílcar Cabral”, sublinha o documento, numa alusão aos sucessivos golpes de estado, assassínios e confrontos internos.

Xanana Gusmão considerou tratar-se de um “documento histórico” e depositou-o nas mãos de um representante do Supremo Tribunal de Justiça guineense, como testemunho para gerações vindouras.

“O futuro pertence-vos. Nós viemos aqui apenas para sacudir as vossas mentes e corações”, concluiu o governante e antigo líder da resistência timorense, horas antes de deixar a Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário