Lisboa - No âmbito da Conferência Internacional «O Futuro da Agenda Global de Desenvolvimento: visões para a CPLP», a 17 de Outubro, e a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o investigador Domingos Simões Pereira participará como orador no eixo «Paz, Segurança e Fragilidade», representando a Guiné-Bissau.
A conferência vai decorrer numa fase crucial do debate internacional sobre o futuro da agenda global de desenvolvimento, num momento de reconfiguração dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e do estabelecimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A discussão global sobre estas questões aponta para a transformação dos conceitos de desenvolvimento, baseados numa maior atenção às pessoas e ao planeta, e que simultaneamente tendam a eliminar a pobreza extrema e possibilitem a prosperidade sustentável para todos.
Esta iniciativa pretende ser um contributo para a discussão em torno destes temas globais, com um enfoque particular sobre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mostrando as suas várias visões, o que têm em comum e as suas diferenças.
No espaço da CPLP, marcado por interacções intensas entre os seus oito países, tem-se desenvolvido um processo de coordenação político-diplomática, mas também de relações comerciais, fluxos de pessoas e colaboração entre organizações da sociedade civil.
Tais trocas ultrapassam a tradicional cooperação norte-sul e estabelecem-se em vários sentidos e eixos, contribuindo cada dimensão para o desenvolvimento dos países.
Nesta conferência, com entrada livre, serão abordados vários temas centrados em três eixos de reflexão: «Desenvolvimento Económico Inclusivo», Paz, Segurança e Fragilidade», e «Financiamento do Desenvolvimento».
Sem comentários:
Enviar um comentário