terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Alta Representante da União Europeia, Senhora Catherine Ashton manifestou a sua preocupação com os recentes acontecimentos violentos na Guiné Bissau

A Alta Representante da União Europeia, Senhora Catherine Ashton manifestou a sua preocupação com os recentes acontecimentos violentos na Guiné Bissau. A Alta Representante condena os ataques contra a Embaixada da Nigéria e cidadãos nigerianos, bem como os atos de violência perpetrados por indivíduos das forças armadas e de segurança contra os cidadãos guineenses.

Esses atos de violência vão contra o Estado de direito e o respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Eles prejudicam fortemente o ambiente de paz, de reconciliação e de confiança necessário para o progresso no processo de transição. Todo esforço deve ser empreendido para que os autores destes atos de violência sejam responsabilizados perante a justiça e que não voltem a repetir.

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança reitera ainda o seu firme apoio aos esforços contínuos da CEDEAO, da ONU, da União Africana, da CPLP e de todos aqueles que se esforçam para que a transição decorra num clima pacífico e que seja concluído o mais rapidamente possível através de eleições inclusivas e credíveis, no intuito de criar as bases sólidas de uma democracia estável e pacífica na Guiné-Bissau. A esse respeito, a Alta Representante aguarda com muita expectativa o anúncio do calendário eleitoral, como prometido pelas autoridades de transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário