terça-feira, 8 de outubro de 2013

A cidade de Bissau foi sacudida hoje com violência generalizada protagonizada por um grupo de cidadãos descontentes: Conferencia de Imprensa das LGDH

A cidade de Bissau foi sacudida hoje com violência generalizada protagonizada por um grupo de cidadãos descontentes com as denuncias de raptos e trafico de crianças na Guiné-Bissau.

Este triste acontecimento culminou com a morte de um cidadão Nigeriano mais cinco feridos.

Face a esta situação a LGDH fez uma conferencia de imprensa esta tarde cujo texto segue

image

Conferencia de Imprensa

A LGDH acompanha com bastante preocupação a escalada de violência que sacudiu Bissau desde as primeiras horas de hoje.

Segundo informações apuradas pelas fontes da Liga o incidente resultou já em 1 morto (cidadão Nigeriano) e cinco feridos entre os quais um em estado grave.

Para a Liga, não obstante as autoridades policiais do país se revelarem incapazes de conduzir investigações serias e conclusivas sobre a veracidade ou não das informações que dão conta da existência de uma rede de rapto e trafico de crianças, nada justifica a justiça privada muito menos a violência contra os cidadãos estrangeiros.

Por conseguinte a LGDH condena com firmeza atos de vandalismo e da violência generalizada que resultou em perdas de vida humana e danos materiais.

Exige das autoridades nacionais uma rápida identificação dos autores morais e materiais da morte do cidadão nigeriano e a consequentetradução à justiça.

Exige um inquérito célere e transparente com vista a esclarecer as informações e rumores do trafico de menores na Guiné-Bissau.

Apela aos cidadãos para evitarem de actos de violência e de vandalismo às instituições publicas e privadas e fazerem fé nas autoridades judiciarias que já estão a investigar o caso.

Apelar a população em geral no sentido colaborar com as autoridades judiciais na recolha de informações tendentes ao esclarecimento cabal deste caso.

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos

A Direcçao Nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário