terça-feira, 15 de outubro de 2013

Guiné-Bissau na rota do Dakar Desert Challenge 2013

Os caminhos do Dakar Desert Challenge 2013 e da Guiné-Bissau cruzam-se pela primeira vez. Esta é a terra de um povo que acolhe os viajantes com uma grande hospitalidade, apesar das condições de vida difíceis que o país enfrenta.

A equipa de reconhecimento do Dakar Desert tem sido acolhida na Guiné-Bissau com bastante afetividade e grande apreço por parte da população e das autoridades locais. A passagem da expedição pelo país, em janeiro de 2014, está a ser aguardada com bastante expectativa.

Apesar da sua reduzida dimensão, a Guiné-Bissau é um país com assinalável diversidade paisagística. No litoral e no arquipélago dos Bijagós predominam os mangais, dos mais importantes de África, no interior existem fantásticas florestas e grandes extensões de savana.

Na Guiné-Bissau coexistem 23 grupos étnicos. Os de maior expressão, cerca de um terço da população, são os Balantas. Quase metade dos habitantes do país tem menos de 15 anos, à semelhança de muitos países africanos, o que faz da Guiné-Bissau um dos mais jovens países do continente.

“Viajar por um mundo melhor, contribuindo para a mudança” é o mote da Missão Solidária DDC Guiné-Bissau, uma iniciativa do Dakar Desert Challenge que permitirá a entrega de material escolar básico, material de alfabetização para adultos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar doados à organização não-governamental (ONG) AD – Acção para o Desenvolvimento e a outras ONG’s sediadas na Guiné-Bissau. Mais informações sobre “como ajudar esta missão” em www.go.dakardesertchallenge.com/pt_missao.html.

As inscrições no Dakar Desert Challenge terminam a 31 de outubro de 2013!

Info: www.dakardesertchallenge.com e www.facebook.com/dakardesertchallenge

1 comentário: