terça-feira, 22 de outubro de 2013

Comitiva de embaixadores da África visita a Unilab

Na última sexta-feira (18), a Unilab realizou cerimônia de recepção para uma comitiva de embaixadores da África Austral, região sul do continente africano. O objetivo da visita foi conhecer a Unilab e suas ações de integração internacional afro-brasileira. Os embaixadores presentes foram:

Embaixador da República da África do Sul, Mphakama Nyangweni Mbete;

Embaixadora da República de Botswana, Bemadette Sebage Rathedi;

Embaixador da República do Malaui e presidente do Comitê de Embaixadores da Southern African Development Community, em Brasília, Francis Moto;

Embaixador da República de Moçambique, Manuel Lubisse; Embaixador da República da Namíbia, Lineekela Mboti;

Embaixador da República da Tanzânia, Francis Malambugi;

Embaixadora da República de Zâmbia, Cynthia Misozi Jangulo;

Embaixador da República do Zimbabwe e vice-presidente do Comitê de Embaixadores da Southern African Development Community, Thomas Sukutai Bvuma.

O evento foi presidido pelo vice-reitor da universidade, no exercício da reitoria, prof. Fernando Afonso Ferreira, o qual iniciou o encontro fazendo uma apresentação geral da Unilab, mostrando os campi, assim como toda a estrutura acadêmica. Logo após, os embaixadores compuseram a mesa para um momento de diálogo e troca de experiências. Nesse espaço, houve também uma discussão sobre a relação da Unilab com os países africanos que não têm a língua portuguesa como oficial.

O embaixador do Zimbabwe, Thomas Sukutai Bvuma, disse ter uma admiração pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter sido o precursor da ideia da universidade. E ainda segundo ele, “tenho uma ‘inveja branca’ de não falar a língua portuguesa e sinto não ter estudantes de meu país na Unilab”.

Na continuidade do evento, o embaixador da África do Sul, Mphakama Mbete, questionou qual é o diferencial da Unilab em comparação com as tradicionais universidades brasileiras. O prof. Fernando Afonso esclareceu que a Unilab tem uma singularidade no objetivo de integrar a cultura dos países da África com o Brasil, inserindo na grade curricular temas sobre a realidade do continente africano.

Estiveram presente na cerimônia pró-reitores, diretores de instituto e outros professores da Unilab. Participaram ainda o presidente do Instituto Brasil-África, prof. Bosco Monte e os prefeitos dos municípios de Redenção e Acarape, Sr. Manuel Bandeira e Sr. Franklin Oliveira.

O encontro possibilitou uma rica troca de experiências entre os representantes dos diversos países, além de valorizar o trabalho realizado na instituição no âmbito internacional, uma vez que projeta suas ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário