
De acordo com esta versão, o primeiro resultado concreto das movimentações das últimas horas teria sido o afastamento da chefia do Estado-Maior do almirante Zamora Induta, que naquele cargo substituíra Tagme Na Waie, assassinado no ano passado, na mesma altura em que o foi também o então Presidente João Bernardo Nino Vieira.
Bubo Na Tchuto, um antigo chefe do Estado-Maior da Armada que há meses regressara do exílio na Gâmbia e se encontrava refugiado nas instalações das Nações Unidas, parece ser neste momento uma das pessoas mais influentes da nova conjuntura, tendo dito à imprensa que Zamora Indura “irá pagar pela sua malvadez”.
Algumas notícias, não confirmadas, chegaram mesmo a referir que Induta teria sido assassinado. Mas a verdade é que neste altura Bissau é um mar de incertezas.
O primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, detido a meio da manhã, voltou depois para o seu gabinete e há uma multidão nas ruas a manifestar-se a seu favor. Indjai chegou a dar a entender, sem entrar em pormenores, que se que as manifestações prosseguirem o chefe do Governo poderia inclusivamente ser morto.
Sem comentários:
Enviar um comentário