quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Xanana Gusmão e Mari Alkatiri visitam a Guiné-Bissau em Outubro

Díli,  O secretário-geral da Frente Revolucionária da Independência de Timor-Leste (Fretilin), Mari Alkatiri, anunciou que vai visitar em Outubro a Guiné-Bissau juntamente com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão

Primeiro Ministro de Timor-Leste Xanana Gusmão

Vou numa delegação do Estado de Timor-Leste, porque Timor acha que tem a obrigação de se solidarizar com o povo da Guiné-Bissau. O primeiro-ministro, eu e Ramos-Horta, que já lá está, estaremos todos em Bissau para ajudar o povo da Guiné-Bissau a pelo menos visualizar algo diferente para o seu futuro", afirmou Mari Alkatiri, citado pela agência Lusa.

  
O secretário-geral da Fretilin, na oposição em Timor-Leste, falava num jantar em Díli que reuniu dezenas de guineenses, timorenses e portugueses para assinalar o 40º aniversário da proclamação da independência da Guiné-Bissau.

 
Mari Alkatiri afirmou que a delegação de Timor-Leste estará na capital guineense entre 04 e 05 de Outubro.

 
Na passada quarta-feira, em declarações à Lusa, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, garantiu que Timor-Leste está disponível para dar assistência à Guiné-Bissau.

 
A 12 de Abril de 2012, na véspera do início da segunda volta para as eleições presidenciais da Guiné-Bissau, na sequência da morte por doença do presidente Malam Bacai Sanhá, os militares derrubaram o primeiro-ministro e o presidente interino.


A Guiné-Bissau está a ser administrada por um governo de transição, que pretende realizar eleições ainda este ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário