quarta-feira, 25 de setembro de 2013

40 anos da independência da Guiné-Bissau

Proclamação da independência da Guiné-Bissau a 24 de Setembro de 1973
Proclamação da independência da Guiné-Bissau a 24 de Setembro de 1973

A Guiné-Bissau festejou os 40 anos da independência nacional. Há 40 anos nas matas de Madina Boé, no leste do país, era proclamada unilateralmente a independência guineense. O reconhecimento pela antiga potência colonial, Portugal, viria só um ano depois. 

Nino Vieira - Presidente da Assembleia Nacional Popular em 1973

24/09/2013

Nino Vieira - Presidente da Assembleia Nacional Popular em 1973
(00:20)
 

Há 40 anos a declaração solene proclamada por João Bernardo "Nino" Vieira, (registo gentilmente cedido pela Rádio Nacional da Guiné-Bissau), datada de 1973, enquanto Presidente da Assembleia Nacional Popular, marcava a oficialização da independência da Guiné-Bissau. O resultado da luta armada liderada por Amílcar Cabral que tinha sido morto em Janeiro do mesmo ano, na Guiné-Conacri.

Este ano, devido às contenções do executivo, não houve desfile militar todavia o dia ficou marcado pela condecoração de seis veteranos de luta pela independência do país e sobreviventes do campo de concentração do Tarrafal, como assinala o nosso correspondente na Guiné, Mussá Baldé.

 

(01:54)
 

A constante instabilidade e a ausência da paz foram apontadas como principais entraves para os esforços que alguns guineenses têm feito no sentido de desenvolver o país afirmou o Presidente de transição.
Serifo Nhamadjo lembrou ainda que a estabilidade é o único caminho para o país.  

 

Serifo Nhamadjo - Presidente de transição da Guiné-Bissau
(01:29)
 

Concentração de participantes com Embaixadora da Guiné-Bissau em França, Hilia Barber.Concentração de participantes com Embaixadora da Guiné-Bissau em França, Hilia Barber.Concentração de participantes com Embaixadora da Guiné-Bissau em França, Hilia Barber.24/09/2013  FOTOGRAFIAS DA CONCENTRAÇÃO EM HOMENAGEM A AMÍLCAR CABRAL

Aqui em França, no final da manhã desta terça-feira, o Colectivo dos expatriados e amigos da Guiné-Bissau organizou uma concentração junto à Avenida Amílcar Cabral, em Saint Denis na região parisiense, para homenagear o pai da nação guineense. Entre diversas figuras da diáspora guineense de França, estava presente a Embaixadora da Guiné-Bissau em Paris, Hilia Barber que destacou a importância desta data para os seus compatriotas.         

Hilia Barber - Embaixadora da Guiné-Bissau em Paris
(01:21)
 
 
Durante esta curta cerimónia, várias outras vozes se elevaram para fazer um balanço por vezes amargo da situação da Guiné-Bissau. Liliana Henriques esteve lá e recolheu as impressões dos participantes.

Reportagem da jornalista Liliana Henriques sobre homenagem a Amílcar Cabral, em Saint Denis na Região Parisiense

Reportagem da jornalista Liliana Henriques sobre homenagem a Amílcar Cabral, em Saint Denis na Região Parisiense
(01:57)
 

Fonte : RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário