Pragas de larvas estão a atacar as plantações de arroz na região leste da Guiné-Bissau, disse hoje Nicolau Santos, ministro da Agricultura do Governo de transição, à agência Lusa.
As larvas, cientificamente designadas por Ninfulas, estão a cortar ao meio as plantas de arroz, deixando em desespero centenas de camponeses do vale do rio Geba, na zona de Bambadinca, referiu.
Aquele vale é uma das principais zonas do cultivo de arroz (base da dieta alimentar dos guineenses) por ser constituído por riachos e extensas zonas pantanosas de água doce.
O ministro da Agricultura visitou recentemente os campos atacados pelas pragas e falou pessoalmente com os agricultores, garantindo-lhes apoios em termos de inseticidas, designadamente atomizadores e pulverizadores.
Nicolau dos Santos afirmou que a situação, "para já, não requer grandes preocupações", mas pediu aos camponeses de outras zonas do país que estejam vigilantes e que contactem os delegados regionais do Ministério da Agricultura, logo que constatem "situações anormais" nas culturas.
Os delegados regionais "estão prontos para atender rapidamente" às solicitações, observou Nicolau dos Santos.
O governante explicou que um ataque de pragas, como o que está a acontecer em Bambadinca, se deve ao facto de as chuvas estarem a abrandar, o que tem possibilitado o desenvolvimento das larvas.
Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário