quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Presidente da Guiné Bissau reúne-se com Alpha Condé em Conakry

Os dois presidentes lançaram um apelo ao levantamento das sanções contra a Guiné-Bissau e acordaram a criação de uma comissão mista de cooperação.

Bissau - O presidente de transição da Guiné Bissau, Serifo Nhamajo, efetuou esta terça-feira (3) uma visita à Guiné-Conacry, a convite do seu homólogo daquele país Alpha Condé.

De acordo com informação do gabinete da Presidência da República, em Bissau, a visita "permitiu dissipar alguns equívocos que existiam entre Bissau e Conacri, decorrentes dos acontecimentos de 12 de Abril de 2012 e que motivaram a queda do então governo da Guiné-Bissau."

Durante a visita, Serifo Nhamajo e Alpha Condé passaram em revista o estado da cooperação entre os respetivos países, assim como abordaram questões para amanutenção de clima de paz e de estabilidade tanto na Guiné-Bissau como na Guiné-Conacry.

Durante o encontro, o presidente da Guiné Bissau informou Condé "sobre a evolução da situação prevalecente no seu país, nomeadamente os esforços despendidos no quadro da busca de consensos que possam permitir o retorno à legalidade constitucional", lê-se com comunicado conjunto divulgado no final da reunião.

O presidente Alpha Condé, na sua qualidade de mediador da Cedeao para a crise da Guiné-Bissau, manifestou disponibilidade em "apoiar os esforços da comunidade internacional para prestar ajuda económica necessária, para aliviar a população e conduzir de forma eficaz as reformas dos setores da defesa e segurança".

De acordo com o comunicado, os dois presidentes lançaram um apelo ao levantamento das sanções contra a Guiné-Bissau e acordaram a criação de uma comissão mista de cooperação.

Serifo Nhamajo e Alpha Condé acordaram também na adoção de medidas para assegurar a segurança nas fronteiras, impedir a pesca clandestina e a pirataria marítima, o tráfico de drogas e de estupefacientes assim como a circulação ilícita de armas ligeiras e de pequenos calibres.

Sem comentários:

Enviar um comentário