Bissau - As Nações Unidas querem organizar, em Nova Iorque, uma reunião "de alto nível" para sensibilizar parceiros para o apoio à reforma no sector da defesa e segurança na Guiné-Bissau.
A proposta foi feita na quinta-feira última, em Bissau por Luiza Viotti, que preside à Configuração Específica para a Guiné Bissau na Comissão de Construção da Paz da ONU.
A embaixadora iniciou hoje, uma visita de dois dias a Bissau com reuniões com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Economia.
Questionada sobre quando seria essa reunião Luiza Viotti disse que ainda não há data e acrescentou que só hoje começou a discutir o assunto, continuando na sexta-feira, quando tem uma reunião com o primeiro-ministro, a "definir um pouco melhor os detalhes".
A embaixadora elogiou também os "progressos importantes" registados na economia guineense, onde, "no entanto, persistem alguns desafios" que as Nações Unidas vão "procurar ajudar a mudar".
Além da melhoria da economia outro desafio, disse, é a estabilidade no país, que depende das reformas no sector de defesa e segurança.
A visita de Luiza Viotti a Bissau acontece dois meses depois de o Fundo de Construção da Paz ter disponibilizado 16,8 milhões de dólares (11,7 milhões de euros), para o período 2011-2013, destinados à reforma do sector de defesa e segurança, reconciliação e diálogo nacional e revitalização da economia, através da criação de emprego para jovens, mulheres e militares desmobilizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário