quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ONU celebra Dia Internacional da Paz a ouvir preocupações dos jovens guineenses

Bissau - O representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau reuniu-se hoje, Dia Internacional da Paz, com líderes das associações dos jovens guineenses de quem pretende ouvir as suas preocupações sobre os caminhos para a paz no país, anunciou a Lusa. 

  No discurso de abertura do encontro na sede das Nações Unidas em Bissau, Joseph Mutaboba apelou aos jovens guineenses para terem um papel "muito mais activo na defesa da democracia e do Estado de direito" no país. 

   O representante do secretário-geral das Nações Unidas quer ainda que os jovens guineenses sejam "mais interventivos no combate à impunidade e na implementação das grandes reformas em curso" na Guiné-Bissau.  

Mutaboba referia-se às reformas no setor da Defesa e Segurança e da administração pública. 

   "Os jovens guineenses sempre tiveram um papel activo nos debates e causas nacionais e esse hábito deve continuar e ser reforçado. Façam com que a vossa voz seja ouvida e atuem de forma positiva para contribuir para a mudança da imagem do vosso país", disse Joseph Mutaboba. 

   O jovem Vladimir Quadé, representante do Conselho Nacional da Juventude (CNJ, plataforma das organizações da juventude) disse que vai aproveitar a reunião com Joseph Mutaboba para transmitir a visão dos jovens guineenses sobre o processo da consolidação da paz na Guiné-Bissau. 

  O encontro entre o representante do secretário-geral da ONU e os líderes associativos da juventude ocorre no âmbito das auscultações dos diferentes setores da sociedade guineense promovidas pela comissão organizadora da conferência nacional "Caminhos para a consolidação da paz e desenvolvimento", que deve ter lugar na Guiné-Bissau em 2012. 

    Também no âmbito do Dia Internacional da Paz, a rede de crianças e jovens jornalistas produziu um jornal de parede que se encontra afixado na entrada do edifício das Nações Unidas em Bissau. 

  Num dos cartazes desenhados ou escritos pelos jovens da rede dos jornalistas pode-se ler que a paz pode significar: progresso, amor e zelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário