sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Presidente da República adverte Ministro do Interior

Bissau – O Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, aconselhou o Ministro do Interior sobre a necessidade de pôr ordem e disciplina na via pública.

A chamada de atenção do chefe do Estado guineense foi anunciada pelo próprio responsável máximo do Ministério do Interior, Fernando Gomes, num encontro, esta quinta-feira, 29 de Setembro, com corpo dos efectivos da Policia de Transito em Bissau, no âmbito de um périplo que ele fez nas unidades de polícias na capital.


Neste encontro, o titular da pasta do Interior, determinou que, daqui para a frente, a ordem vai prevalecer nas vias públicas.


«Ontem, o Presidente da República chamou-me a atenção no aeroporto, dizendo que era necessário pôr ordem nas estradas. Eu também aproveito esta oportunidade para vos alertar», referiu Fernando Gomes.


O governante sublinhou que, se esta norma for violada, será necessário tomar medidas contra os infractores.


Sobre os agentes da polícia que se aproveitam de certas situações para extorquir bens aos condutores sem orientações dos seus superiores hierárquicos, Fernando Gomes determinou o fim desta prática.


Dirigindo-se aos condutores que infringem as leis, ordenou a aplicação de medidas severas, de forma a manter ordem e disciplina na via pública.


Sobre a circulação de viaturas sem as chapas de matrículas, Fernando Gomes disse também que passará a ser proibida: «Se viatura do Presidente da Republica é dotada de uma chapa de matrícula, os restantes cidadãos terão que seguir o exemplo.


Nesta conformidade, ele destacou que, nos próximos dias, vai ser determinado o tempo limite através de um despacho, para que as pessoas nesta situação possam legalizar-se, em termos de aquisição de matrículas para suas viaturas.


Quanto à questão de patrulha, este responsável reconheceu a falta de meios de transporte que os agentes do Ministério do Interior têm enfrentado no combate à criminalidade. Contudo, disse acreditar que esta situação venha a ser resolvida.


A nível do seu gabinete, Fernando Gomes avisou que os casos de intriga serão devidamente denunciados por si mesmo, por forma a evitar especulações e informações erradas na instituição.
Neste encontro ele falou sobre a reforma em curso no sector de segurança, bem como a necessidade de dignificação dos agentes da polícia.


Durante a conversa, o novo titular da pasta do Interior revelou que, aquando da visita do Vice-presidente da África do Sul à Guiné-Bissau, tinha observado um agente da polícia sentado quando a comitiva passava em Bissau.


A mesma ocasião serviu ainda para visitar a Brigada da Policia de Intervenção Rápida, onde constatou a situação que esta corporação enfrenta, destacando igualmente o empenho de todos.


Em relação ao alegado envolvimento de alguns elementos desta unidade nas burlas, subornos e actos de detenção arbitrárias sem conhecimento dos superiores hierárquicos, Fernando Gomes determinou o fim desta prática, anunciando castigos para os violadores das normas.


Recentemente nomeado para Ministro do Interior, Fernando Gomes tem pela frente a questão dos excedentários nas reformas da administração pública, falta de fardamento e viaturas, bem como as infra-estruturas degradadas por todas as esquadras e espalhadas a nível nacional.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário