sábado, 3 de setembro de 2011

Ultima Hora = Rixa entre aldeias faz cinco mortos - Alegado roubo de gado na origem dos confrontos

Cinco mortos e nove feridos é o balanço provisório de uma rixa que opõe populares de aldeias vizinhas na região de Bissorã, no norte da Guiné-Bissau, noticiou esta sexta-feira a rádio Pindjiguiti, citando fontes do governo local.

Segundo o correspondente da rádio Pindjiguiti, em Bissau, a violência marcou a tarde de quinta-feira quando os habitantes das 'tabancas' (aldeias) de Cocolin e Bungharan se envolveram numa rixa com paus, catanas, facas e armas de fogo. 

"Há relatos de tiroteios que provocaram quatro mortos na altura e hoje de manhã tivemos conhecimento de mais um morto", disse, Julio Ribeiro Djatá, correspondente da rádio Pindjiguiti em Bissorã, localidade a 80 quilómetros a norte de Bissau. 

Segundo o jornalista, a rixa teria sido motivada por desconfianças das duas partes sobre eventual roubo de gabo bovino, fenómeno frequente naquela zona da Guiné-Bissau.  

"Contaram-me que os rapazes do Concolin iam a passar na 'tabanca' de Bungharan e nisso teriam entrado num curral de um senhor na ausência deste. Avisado pelo seu filho, o senhor foi tentar obter satisfação junto dos intrusos e nisso deu-se a confusão", explicou José Djatá, citando os relatos da polícia e dos populares no local. 

"Os de Concolin abateram a tiro um jovem de Bungharan e os desta 'tabanca', por sua vez, contra-atacaram matando três jovens de Concolin, ainda na tarde de quinta-feira. Dez pessoas ficaram feridas nessa acção. Uma dessas pessoas feridas faleceu esta manhã", adiantou ainda o jornalista que acompanhou a visita do administrador (a mais alta autoridade política) de Bissorã, Queba Seidi, às duas aldeias.   

A polícia de Bissorã e os soldados do Batalhão de Mansoa estão a patrulhar as duas aldeias para evitar novas acções de violência, fenómeno recorrente naquela zona da Guiné-Bissau. 

De acordo com o jornalista, a situação está agora calma nas duas localidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário