quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Militares da Marinha Nacional envolvidos em confrontos com a segurança do Presidente da República

Bissau – Cerca de cinco militares do Estado-maior da Marinha Nacional estiveram envolvidos, esta segunda-feira, 19 de Setembro, em confrontos violentos com armas brancas, com elementos da segurança do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

A notícia foi avançada à PNN por uma fonte com acesso a informações da Presidência da República, que relatou a recusa de um dos elementos da marinha do «Welbonh», em abandonar a residência pertencente aos efectivos da segurança Presidencial.


A situação não terá agradado o militar, que solicitou reforços da parte dos seus colegas, tendo-se evolvido em conflitos com a segurança da Presidência, a poucos metros da residência de Malam Bacai Sanhá.


Esta notícia foi também comprovada por um alto oficial do Batalhão da Presidência da República e do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.


Contactado pela PNN, José Bubo Na Tchuto Chefe do Estado-maior da Força Armada, desmentiu a existência de agressões físicas entre as partes, justificando o acontecimento através da ordem de retirada do «Welbonh» da residência, tendo havido apenas troca de insultos verbais.


Foi fundamental a intervenção de António Indjai, que se fez deslocar à residência do Presidência da Republica e do Chefe do Estado-maior da Armada, José Américo Bubo Na Tchuto, para se informar acerca do ocorrido.


De acordo com a fonte da PNN, a residência do militar em causa é frequentemente visitada por alguns dirigentes de partidos políticos da oposição.


Este é um dos vários actos de violência perpetuados por elementos da Marinha nacional sem que, no entanto, tenha havido alguma iniciativa no sentido de pôr fim a estas práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário