quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Malam Sanha evacuado para o Senegal por razões de saúde

Bissau - O presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, foi evacuado quarta-feira para o Senegal, por razões de saúde, soube a AFP, de fontes oficiais e diplomáticas em Bissau, que não forneceram detalhes sobre a sua doença e a gravidade do seu estado.

Malam Sanhá, de 64 anos, "sentiu-se mal nessa quarta-feira de manhã e não fez parte da oração de Aid-Fitr", a festa do Ramadão, tendo sido evacuado para o Senegal", declarou uma fonte do seu gabinete.  

A informação foi confirmada à AFP por uma fonte diplomática sob estrito anonimato, segundo a qual Sanhá foi transportado para Dakar, "mas não sei se ele continuará (na capital senegalesa) ou se ele será evacuado para França", acrescentou essa fonte, sem estar em condições de indicar em que estado ele se encontrava.

Depois da sua eleição como presidente em 2009, Malam Bacai Sanhá já realizou várias deslocações ao estrangeiro por razões médicas. A precedente deslocação do género remonta de Julho de 2011.

Uma fonte ligada ao círculo presidencial evocou tratar-se de tratamentos de rotina realizados no hospital militar francês de Val-de-Grâce, em Paris.

No entanto, Malam Bacai Sanha tem sido sucessivamente evecuado para Dakar.

Nenhum desses seus próximos  foi capaz de dizer precisamente de que doença ele sofre.

Em Dezembro de 2009, por ocasião duma hospitalização em Paris, Malam Bacai Sanhá, tinha ele próprio a  declará-lo.

"Fala-se de falta de hemoglobina no sangue, é verdade que também sofro de diabete, mas não é tão grave em relação ao que se pretende fazer crer", sustentou.

Indicou também de ter estado "longamente sob perfusão".

Sem comentários:

Enviar um comentário