quarta-feira, 12 de maio de 2010

Zamora Induta pode estar morto (http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/17027)


A visita relâmpago e de certa forma “secreta” do presidente da Guiné-Bissau a Cabo Verde pode ser uma indicação de que algo vai muito mal naquele país vizinho. É que Malam Bacai Sanha chegou esta manhã à cidade da Praia para um encontro com Pedro Pires e terá que estar de volta à Bissau antes do pôr-do-sol.
É que segundo uma fonte muito bem posicionada, “tudo aponta que o chefe de Estado-Maior, Zamora Induta esteja morto”. Para sustentar esta suspeição, a mesma fonte avança que uma delegação composta por chefes de Estado-Maior de países da CEDEAO, entre os quais o de Cabo Verde esteve durante uma semana em Bissau com o intuito de avistar Induta, não pode fazê-lo, porque as autoridades locais, entre os quais vice-chefe do Estado Maior e o Presidente da República esquivavam-se sempre dizendo que não tinham nada a ver com a detenção.
O Observatório dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau tinha afirmado ser preocupante o estado de saúde do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante Zamora Induta, detido por um grupo de militares golpistas desde 1 de Abril.
O presidente do Observatório, João Vaz Mané, afirmou também na altura que lhe tinha sido negada assistência médica e que o almirante se estava a auto medicar.
Ele falava à imprensa após uma vista ao quartel militar de Mansoa, a 60 Km de Bissau, onde está detido não só Zamora Induta, mas também o coronel Samba Djaló.
Ele considerou desumanas as condições de detenção dos dois oficiais superiores, sublinhando “não ser bom para ninguém, nem para a Guiné-Bissau esta situação de abuso dos direitos humanos.”
9-5-2010, 21:29:52
DA, Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário