segunda-feira, 10 de maio de 2010

União Europeia (UE) reage às exigências do Ministro das Finanças


Bissau – O delegado da União Europeia na Guiné-Bissau, embaixador Franco Nully, reagiu às preocupações levantadas esta segunda-feira, em Bissau, pelo ministro das Finanças guineense.

O ministro das Finanças guineense, José Mário Vaz, afirmou demitir-se até ao final de Julho se continuar a persistir o «braço de ferro» entre as autoridades da Guiné-Bissau com a comunidade internacional, no que diz respeito ao apoio financeiro ao país, na sequência de golpe militar de 1 Abril.

Falando aos jornalistas à margem da conferência de imprensa que o Ministro das Finanças promoveu, e à qual assistiu este diplomata da União Europeia e também o embaixador de França François Parout, Franco Nully informou as autoridades da Guiné-Bissau que no âmbito dos acordos de Cotonu, estabelecidos com os países africanos, a União Europeia preconiza, entre outros aspectos, a legalidade democrática, respeito pelos direitos humanos e o estado de direito.

Foi um destes três aspectos que foi infringido pela Guiné-Bissau, com o golpe militar que culminou com a detenção do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, José Zamora Induta.
Durante o encontro, o representante de Bruxelas no país, congratulou a medida anunciada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), sobre a aprovação, no dia 7 de Maio, do programa de médio prazo para o Governo da Guiné-Bissau.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário