sábado, 1 de maio de 2010

EUA reforça luta contra narcotráfico na Guiné-Bissau


A embaixadora dos Estados Unidos de América para a Guiné-Bissau, Marcia Bernicati, encorajou, nesta quinta-feira, as autoridades guineenses a prosseguirem com as reformas no sector da defesa e segurança.
Em declarações à imprensa após uma audiência com o Presidente Malam Bacai Sanha, a diplomata norte-americana, residente na capital senegalesa, Dacar, revelou que o seu país vai continuar a apoiar as autoridades guineenses na luta contra o narcotráfico.

O apoio foi reafirmado pela diplomata “apesar dos incidentes de 1 de Abril, um golpe contra o mundo inteiro”.

Marcia Bernicati que se recusou responder a perguntas da imprensa, disse que os EUA estão em Bissau “como amigo do país e apoiar as reformas na defesa e segurança e na luta contra o tráfico de droga”.

Nomes

“Entidades americanas estão a trabalhar para combater o tráfico de droga na Guiné e na sub-região Oeste africana”, disse a embaixadora dos Estados Unidos de América para a Guiné-Bissau.
À saída da audiência que manteve com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, Bernicati disse que “mais nomes de empresas e individualidades ligadas ao tráfico de droga na sub-região poderão ser anunciados proximamente.”

O anúncio será feito “pelo Departamento do Tesouro norte-americano à semelhança do que fora feito recentemente em relação a dois altos oficiais superiores das forças armadas guineenses.”

Márcia Bernicati esclareceu que está em curso o processo de indigitação do procurador americano que deverá vir a Bissau apoiar o Ministério Público guineense nas investigações criminais.

Sem comentários:

Enviar um comentário