quarta-feira, 5 de maio de 2010

Chefes das Forças Armadas da CEDEAO iniciam hoje ronda de contactos com autoridades


Bissau - Uma missão de chefes das Forças Armadas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realiza entre hoje e sábado uma visita à Guiné-Bissau para contactos com as autoridades guineenses e representantes da comunidade internacional no país.

A missão é composta pelos chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas de Cabo Verde, Libéria, Togo e Gana.

Segundo o programa da visita, a missão reúne-se hoje os embaixadores da CEDEAO presentes em Bissau, com a representação da ONU, com a missão da reforma do sector de defesa e segurança da União Europeia, elementos da sociedade civil, e os ministros dos Negócios Estrangeiros e Economia.

Na quinta-feira, a missão reúne-se com o vice-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, major-general António Indjai, protagonista da intervenção militar de 01 de Abril, que assumiu a liderança dos militares, após a detenção do chefe das Forças Armadas, almirante Zamora Induta.

No mesmo dia, a missão vai também manter encontros com os ministros da Defesa e Interior e com o Procurador-Geral da República.

Na sexta-feira, estão previstos encontros com o Presidente da Assembleia Nacional e com o Presidente da República.

Os chefes das Forças Armadas da CEDEAO pretendem também visitar alguns quartéis militares de Bissau e o quartel de Mansoa, onde está detido Zamora Induta.

Na última reunião dos chefes das Forças Armadas da CEDEAO, o responsável pelos Assuntos Políticos, Paz e Segurança, coronel Mahamane Touré, deplorou os acontecimentos de 01 de abril na Guiné-Bissau, considerando-os como um "novo ato de impunidade".

Esta missão acontece numa altura em que há um impasse na nomeação das novas chefias militares na sequência da intervenção militar do dia 01 de abril, que resultou na detenção do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Zamora Induta, e do primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, que foi libertado horas depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário