quarta-feira, 26 de maio de 2010

Países da língua portuguesa participam em Salvador do Fórum das Águas


Participam do fórum gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, além de autoridades brasileiras.

Salvador – O ambiente e a gestão dos recursos hídricos é o tema do II Fórum África Brasil – Bahia pela Sustentabilidade das Águas, que reúne em Salvador, a partir de hoje e até quinta-feira (27), representantes de seis países de língua oficial portuguesa.

Gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste estão em Salvador, capital da Bahia, para o fortalecimento da sustentabilidade hídrica, socioambiental, étnico-racial, cultural e de gênero, no âmbito da gestão pública desenvolvida pelo governo da Bahia.

O Brasil é um dos poucos países que possui uma diretriz avançada e eficaz em gestão de águas e defende uma cooperação Sul-Sul para expandir conhecimentos.

O fórum, que acontece a cada dois anos, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, será aberto, às 17h, pelo governador Jaques Wagner com participação da sociedade civil e representantes das esferas Estadual e Federal.

Como em sua primeira edição realizada em 2008, o fórum é aberto ao público e será norteado em quatro eixos: gestão de águas e desenvolvimento; mudanças climáticas e efeitos do clima; desertificação e combate aos efeitos da seca; e promoção da equidade de raça, etnia e gênero.

Para o diretor-geral do INGÁ, Wanderley Matos, o fórum é voltado para apoiar iniciativas de uso sustentável das águas para o desenvolvimento da população. “Ao colocar entre as prioridades a promoção da Cooperação Sul-Sul, o fórum mantém o seu caráter inovador, alinhado às diretrizes da política externa brasileira, reforçando as experiências relacionadas à justiça socioambiental entre Brasil e África”, diz.

Sem comentários:

Enviar um comentário