quinta-feira, 20 de maio de 2010

Delegação da UE em Bissau para contactos sobre reforma do sector da defesa

Bissau - Uma delegação da União Europeia (EU) chegou hoje (quinta-feira) à Guiné-Bissau para contactos com as autoridades guineenses sobre a missão de Reforma do Sector de Defesa e Segurança.


A missão desloca-se à Bissau para resolver questões a área de defesa e criar condições no terreno para dar continuidade ao apoio da União Europeia ao processo de reforma.


A 01 de Abril de 2010, a Guiné-Bissau voltou a viver momentos de instabilidade com uma intervenção militar que depôs e deteve o almirante Zamora Induta, então chefe do estado-maior das Forças Armadas.


Na sequência dos acontecimentos, a União Europeia decidiu suspender até Setembro de 2010 a criação de uma nova missão, com um novo mandato, para dar tempo às autoridades guineenses para resolver o vazio na chefia das forças armadas.


Durante o dia de hoje, segundo o programa enviado à Agência Lusa, a delegação vai ter encontros com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Interior, Procurador-Geral da República e elementos da sociedade civil.


Na sexta feira, a delegação vai reunir-se com o chefe de Estado guineense, Malam Bacai Sanhá, com a ministra dos Assuntos Parlamentares, em representação do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior que se encontra em tratamento médico em Cuba, e com o presidente do parlamento.


As autoridades de Bruxelas, na consequência dos acontecimentos de 01 de Abril, decidiram adiar a decisão de avançar com a missão de implementação da reforma do sector de defesa e segurança, afirmou o chefe da missão, o general espanhol Juan Esteban Verastegui.

Sem comentários:

Enviar um comentário