quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cavaco apela à normalização da situação política na Guiné

O Presidente da República apelou hoje à normalização da situação política na Guiné-Bissau, considerando fundamental o restabelecimento da ordem constitucional e a realização de eleições "livres e justas".

Cavaco apela à normalização da situação política na Guiné

Lusa

"É fundamental que a situação política seja normalizada, com o retorno à paz, o restabelecimento da ordem constitucional, com a realização de eleições livres e justas e a subordinação do poder militar ao poder civil democrático", defendeu o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo do corpo diplomático acreditado em Portugal, que decorreu no Palácio de Queluz.

Lamentando que "a questão preocupante" da Guiné-Bissau perdure, Cavaco Silva reconheceu que o relacionamento de Portugal com aquele país africano continua condicionado pelas consequências do golpe de Estado de abril de 2012.

Contudo, acrescentou, "mantivemos, em permanência, a ajuda humanitária ao povo guineense e a estreita colaboração com as Nações Unidas, a União Europeia e a CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa), bem como com a União Africana e a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental)".

Sem comentários:

Enviar um comentário