segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Três voluntários da ONG Na Rota dos Povos acabam de regressar a casa, após 5 semanas de trabalho intenso em Catió,

No âmbito do projeto “A Educação é o Único Caminho”, iniciado em 2011, a ONGD portuguesa Na Rota dos Povos levou, para a região de Tombali, um total de 12 contentores (de 40 pés) de equipamento e material escolar, de saúde e informático.


Em 2011 foram equipadas algumas escolas da cidade de Catió, com o material enviado (carteiras, cadeiras, quadros, material escolar, brinquedos) em 2 contentores, e distribuído, no local, por voluntários da Na Rota dos Povos.


Em 2012, seguiram, por via marítima – Bissau a Catió, 5 contentores, acompanhados por 3 voluntários.


Após um rigoroso levantamento das necessidades de cada uma das 31 escolas das tabancas do sector de Catió, os voluntários entregaram pessoalmente, a cada comunidade, carteiras, cadeiras, quadros de giz e portas suficientes para equipar todas as salas de aula em funcionamento na altura, mediante auto de receção do mesmo. Os alunos dessas escolas receberam também o material escolar (lápis, canetas, borrachas, aguças, cadernos, papel, etc) e os brinquedos recolhidos pela comunidade escolar (em especial pelos alunos) das escolas portuguesas que apoiam este projeto.

image002
Com os livros angariados em Portugal, foi criada a Biblioteca Na Rota dos Povos, na cidade de Catió, com duas secções distintas: a infantil, que dispõe de cerca de 1.500 livros e muitos jogos didáticos, e que é também uma videoteca, totalmente equipada para a projeção de filmes infantis; e a secção para jovens e adultos, onde estão 8.000 livros (escolares e não escolares).

Foi também criada uma Biblioteca Itinerante, que promove a entrega e rotação mensal de livros a todas as escolas das tabancas do sector de Catió.


Em novembro de 2013, seguiram, desta vez por via terrestre de Bissau a Catió, 5 contentores, cujo conteúdo se destinou, fundamentalmente, a equipar todas as salas de aula em funcionamento das 13 escolas do sector de Komo, com carteiras, cadeiras, quadros de giz e portas, mediante auto de receção do mesmo. O levantamento de necessidades de cada uma destas escolas já tinha sido efetuado pela Na Rota dos Povos em Abril deste ano. À semelhança dos anos anteriores, foram ainda entregues brinquedos.


Neste material estavam também 50 computadores - com os quais foi criada uma sala de informática para formação base às crianças da região (inicialmente no sector de Catió) e um núcleo informático na já existente secção de adultos da agora eletrificada Biblioteca Na Rota dos Povos de Catió.


Com os livros que também foram angariados em Portugal, foi criada uma mini biblioteca infantil na vila de Komo e outras duas, para adultos, nas vilas de Quebo e Bedanda, com respetivamente, cerca de 4000 e 2500 livros escolares.


Na missão de 2013 (6 semanas), que terminou no passado dia 24 de dezembro, os 2 voluntários da Na Rota dos Povos concentraram-se na distribuição do equipamento e na montagem das bibliotecas e das salas de informática, para além da avaliação, no terreno, das condições atuais das escolas apoiadas nos anos anteriores.

Foi ainda levada a cabo uma outra ação, recebida com enorme entusiasmo pelas crianças e comunidades abrangidas: a projeção de filmes infantis, à noite, numa tela montada num jipe, com um projetor e um leitor de vídeo alimentados por um mini-gerador. Nas tabancas de Camaiúpa e Gambana estiveram, nessas noites, mais de 150 e 200 pessoas a assistir aos filmes.


Paralelamente, em 2011, a Na Rota dos Povos promoveu a ida de 7 raparigas e 8 rapazes de Catió para estudarem, durante 3 anos, em Portugal. Estes jovens irão concluir o seu curso profissional (equivalente ao 12º ano de escolaridade) em 2014 e regressarão a Catió, com conhecimentos e preparação para poderem contribuir ativamente para o desenvolvimento da sua região e do seu país, nomeadamente na área da educação.


Os 15 jovens de Catió recebem apoio permanente dos voluntários da Na Rota dos Povos, numa ação que complementa o trabalho local da ONGD, em Tombali, de criação de condições materiais e de formação de professores.


Embora o foco da ação da Na Rota dos Povos seja a Educação, tanto em 2012 como em 2013, foi entregue à região de Tombali diverso equipamento e material para a Saúde, que tem sido entregue á Direção Regional de Saúde de Tombali, mediante protocolo de cedência, para que a mesma possa distribui-lo adequadamente e em função das necessidades pelos hospitais e centros de saúde da região.

1 comentário: