sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Autoridades Inaugurada "melhor estrada" da Guiné-Bissau

As autoridades de transição da Guiné-Bissau inauguraram hoje a beneficiação da via entre as cidades de Mansoa e Farim, com 55 quilómetros, considerada pelo ministro das Infraestruturas "a melhor estrada alguma vez construída" no país.Inaugurada melhor estrada da Guiné-Bissau

Rui de Araújo considerou que, a partir de hoje, a zona norte da Guiné-Bissau fica mais próxima do resto do país e do Senegal, o que irá "promover e intensificar" o volume de negócio com os países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

A estrada Mansoa/Farim tem uma plataforma asfaltada de 10 metros e duas faixas de rodagem, uma em cada sentido.

"Pelas 'performances' técnicas, esta é a melhor estrada alguma vez construída na Guiné-Bissau", observou Rui de Araújo.

O presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, que presidiu à inauguração das obras de beneficiação, disse ser "uma grande honra" assistir à concretização "de um sonho".

Nhamadjo apontou a importância do troço, destacando que irá trazer "uma nova visão de desenvolvimento" da Guiné-Bissau, mas também sublinhou "o gesto de solidariedade" das instituições africanas que financiaram a obra.

O BOAD (Banco Oeste Africano de Desenvolvimento) e a UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana) financiaram a obra executada em 14 meses, num envelope conjunto de 19 milhões de euros.

Para o presidente guineense, com a nova pista ligando Mansoa e Farim,"de forma rápida e segura", a população de toda região de Oio poderá aumentar a produção agrícola, uma vez que já tem como escoar os produtos.

Serifo Nhamadjo apontou agora a construção da ponte do rio Farim como a próxima meta.

"Se a ponte sobre o rio Farim for construída e se as potencialidades mineiras forem exploradas, nomeadamente os fosfatos, rapidamente haverá um desenvolvimento acelerado de toda região" de Oio, observou Nhamadjo.

Sem comentários:

Enviar um comentário