A União Europeia acaba de aprovar um novo projeto regional de luta contra o branqueamento de capitais. O titulado projeto ”Reforço das capacidades de lota contra o branqueamento de Capitais na áfrica Ocidental” será gerido pelo Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais (GIABA), instituição especializada da CEDEAO com sede em Dakar.
O objectivo principal desse projeto é ajudar o GIABA e os Países Membros da CEDEAO a melhorar e ampliar os mecanismos contra o branqueamento de capitais para que correspondam às normas internacionais. Neste contexto procurar-se-á reforçar as capacidades analíticas das Unidades de Inteligência financeira nos países da CEDEAO e aumentar a eficácia das autoridades policiais e judiciais nacionais na repressão da lavagem de dinheiro.
A Guiné Bissau poderá beneficiar da componente do projeto relativa ao reforço da consciência pública e da instauração de um compromisso político para a luta contra o branqueamento de capitais através de atores da sociedade civil, de líderes de opinião e de personalidades políticas.
A União Europeia reitera o seu firme apoio a todos aqueles que trabalham neste sentido, no intuito de consolidar as bases para a boa governação, a segurança das populações e o desenvolvimento do país, assim como da sub-região.
Sem comentários:
Enviar um comentário