sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sector de Boé apresenta o menor número de registos de nascimento a nível nacional

Bissau - O sector de Madina Boé, região de Gabu no leste do país, tem o menor número de registos civis de nascimento dos cidadãos, em todo o território nacional.

Os dados foram avançados pelo Governo de transição através do Ministério da Justiça, num comunicado de imprensa.


«Após um trabalho de identificação e de avaliação, chegou-se à conclusão que o sector é aquele que apresenta um número considerável da sua população sem registos civis de nascimento», lê-se no documento.


Para inverter a situação, diz a nota, já está em curso desde 6 de Janeiro o trabalho de registo civil de nascimento dos cidadãos nesta localidade, a ser executado por uma brigada móvel constituída para este fim e que vai permanecer no local durante 30 dias.


Embora o Gabinete de Mamadu Saido Balde não tenha especificado o número exacto de pessoas afectadas pela falta de inscrição nesta zona, a iniciativa tem o objectivo de registar o maior número de pessoas de todas as idades, desde as crianças às pessoas mais idosas do sector.


O trabalho é assegurado pela Conservatória de Registo Civil de Nascimento da Região de Gabu com o apoio financeiro do Ministério da Justiça.


O registo é gratuito para as crianças dos zero aos sete anos de idade. Circula uma campanha de sensibilização sobre a importância do registo civil de nascimento. O sector de Madina Boé tem uma população total estimada em cerca de 11.750 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário