quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Carta aberta da comunidade guineense em França sobre o recenseamento eleitoral

Recenseamento na diáspora : A comunidade guineense em França apanhado de surpresa !

!
A comunidade guineense em França teve conhecimento oficioso, e, num curto espaço de tempo, no inicio de Janeiro de 2014, que se encontrava em França um emissário enviado pelo Governo de transição, para diretamente com as associações guineenses locais, proceder aos trabalhos de recenseamento de cidadãos de Guiné-Bissau residentes em França.

E também de nosso conhecimento que afinal, o referido emissário já se encontrava trabalhando no território Francês de forma independente, com as associações acima mencionadas (CAGF) desde inicio de dezembro de 2013, trabalhando neste dossier, com desconhecimento das autoridades guineenses locais ( A Embaixada).

A falta de informação prévia sobre esta matéria, é, o nosso ver, preocupante, na medida em que poderá por em causa o próprio recenseamento, cujo processo é de grande responsabilidade para todos nos guineense.

Preocupante ainda é que a referida Comissão de recenseamento escolheu a seu belo prazer alguns cidadãos guineenses sem expressão na Comunidade para integrar a referida Comissão, desrespeitando as outras associações, comissões, colectivos ou grupos de guineenses, que ao longo dos anos, tem demonstrando o seu empenho e dedicação, para a causa do Estado da Guiné-Bissau.

A comunidade guineense em França não pode deixar de, publicamente repudiar e denunciar este ato inqualificável, para que todas as comunidades guineenses na diáspora fiquem alertas, sobre ações desde género que possam vir a prejudicar o processo eleitoral.

Estas eleições constituem, pois, uma oportunidade soberana de minimizar os danos causados ao pais, e, tentar corrigir o serviço negativo prestado a Nação

A comunidade guineense em França e suas associações prometem trabalhar estreitamente com a EMBAIXADA e a Comissão de recenseamento, de forma transparente, dando o seu melhor para que as eleições para o dia 16 de Março do corrente ano sejam um sucesso.

Paris, 22 de janeiro de 2014

A comunidade guineense em França

Carta endereçada aos Senhores :

- Ministro da Administração Territorial

- Presidente da Comissão Eleitoral-

- Representante da ONU na Guiné-Bissau,

Senhor Ramos HORTA

Sem comentários:

Enviar um comentário