quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Governo português quer restabelecer voos diretos para a Guiné-Bissau

O Governo português quer normalizar as ligações aéreas entre Lisboa e Bissau e vice-versa, revelou nesta terça-feira o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.


«Não esqueço que os recentes incidentes que aconteceram em Bissau têm também de ser superados e faremos alguns esforços para encontrar as vias para que se restabeleça também aí a normalidade, que é muito desejada», salientou Machete, durante uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. No entanto, é fulcral contornar algumas divergências, alerta o ministro.


«É necessário ultrapassar algumas situações jurídicas derivadas da situação de o Governo ser, para nós, um Governo de facto - em prol sobretudo dos guineenses e do povo português, se possível», observou Machete, aludindo ao embarque forçado de 74 passageiros, alegadamente de nacionalidade síria, com passaportes falsos, em Bissau, num voo da TAP com destino a Lisboa.


Até estarem repostas as condições de segurança tidas com imprescindíveis, a Transportadora Aérea Nacional cancelou as deslocações até à capital guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário