sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A maioria dos deputados do (PAIGC) retiram confiança política ao líder parlamentar

Guiné-Bissau: deputados do PAIGC retiram confiança política a líder


A maioria dos deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde principal força no Parlamento guineense, decidiram retirar a confiança política ao seu líder, Rui Diã de Sousa, por acusações de "maus procedimentos".

Em carta assinada pelo deputado Carlos Cassamá, em nome de 35 dos 67 parlamentares que compõem a bancada do PAIGC, é referido que foi retirada a confiança a Diã de Sousa e que na sexta-feira serão feitas eleições para a escolha de um novo líder.

Fonte do PAIGC ligada aos subscritores da carta explicou à Agencia Lusa que o líder parlamentar "tem vindo a ter maus procedimentos" no tratamento de assuntos de interesse do partido.

A fonte escusou-se a revelar mais pormenores sobre a acusação contra Rui Diã de Sousa.

Confrontando com a situação, Diã de Sousa, antigo ministro das Finanças guineense, disse estar tranquilo e aguardar a reação da direção superior do PAIGC sobre o assunto.

O político confirmou que teve lugar na quarta-feira uma reunião entre "alguns deputados" da bancada do PAIGC, sem a sua presença, por não ter sido convidado.

Para Rui Diã de Sousa, "não é um procedimento normal" à luz do regimento da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense), nem dos estatutos do PAIGC, propor a substituição do líder parlamentar da forma como os 35 deputados pretendem.

Os subscritores da carta de retirada de confiança política a Rui Diã de Sousa são apoiantes da candidatura de Braima Camará ao cargo de presidente do PAIGC no oitavo congresso, ainda sem data, e em que se deverão perfilar os candidatos às eleições gerais de 16 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário