quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Após 15 anos, Gabú poderá acompanhar as emissões da Televisão Guiné-Bissau, em breve

As emissões da Televisão Guiné-Bissau (TGB), órgão público, poderão ser vistas de novo na região de Gabú, depois de 15 anos de silêncio.


A promessa foi feita na cidade de Gabú, pelo Ministro da Comunicação Social, Agnelo Regala, aquando da campanha nacional de limpeza e desinfecção lançada pelo Governo, no último fim de semana.

“Desde a nossa tomada de posse, fomos informados desta situação, já enviamos aqui uma missão técnica. Nós somos práticos e pragmáticos, não gostamos de prometer, mas o acesso à Televisão Nacional é um direito de todos os cidadãos nacionais. Vamos pedir os nossos parceiros particularmente Portugal, com quem já encetamos diligências no sentido de resolver o problema do Retransmissor de Gabú. Gabú muito em breve vai ter acesso à Televisão da Guiné-Bissau”, prometeu o ministro da área, ao responder a preocupação apresentada pela população.

Para o Presidente do ANP Cipriano Cassamá, que chefiou a delegação, “Gabú não pode ficar sem acesso à Televisão Nacional durante 15 anos”, por isso  também prometeu que vai pedir ao 1º ministro para resolver essa situação o mais rápido possível, embora o ministro da área já constatou a situação.

O sinal da Televisão Nacional da Guiné-Bissau, deixou de ser captado em Gabú desde o conflito de 07 junho1998, embora muitas diligências e pedidos tenham sido feitos às autoridades competentes, mas que não surtiram efeitos.

Fontes próximas à TGB informaram que os aparelhos instalados em Gabú, agora não possuem peças sobressalentes no mercado internacional e a única solução é adquirir um retransmissor de raíz.

Para colmatar esta situação, os residentes da cidade de Gabú têm optado pela compra de antenas parabólicas para assim acompanharem as televisões dos países vizinhos ou outros canais internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário