terça-feira, 9 de setembro de 2014

Politicas Públicas de Promoção Turística e desenvolvimento Sustentável para Guiné Bissau.

Só realçando as palavras do Secretário Estado do Turismo no seu artigo lido a dias, estou reforçando e compartilhando síntese de um dos meus projetos aprovados recentemente.

O papel do Turismo vem crescendo significativamente na geração de emprego e renda nas economias nacionais e em particular impacto nos países em vias de desenvolvimento, Guiné-Bissau é um destes países, vem se tornando exemplo deste fenômeno. Contudo fazer deste setor um subsídio para melhoria da qualidade de vida das populações é necessária uma estrutura bem consolidada do mesmo. Envolvendo políticas públicas que permitem alcançar as vantagens competitivas.

O turismo é um fenômeno social que atualmente abrange o Mundo inteiro do ponto de vista geográfico, e praticamente todas as camadas e grupos sociais. Essa abrangência deriva do processo da globalização da economia, e da cultura, Pós-II Guerra Mundial, contando com a evolução nos meios de comunicação e transporte, com isso poucos lugares não recebem a visita de turistas. Em meados do século vinte, com o turismo de massa1, tornou-se uma atividade na qual se engajam milhares de pessoas de todas as nações do mundo, motivadas por novos desejos, que encontram satisfação em diversos tipos de turismo. O Turismo é um dos setores que mais cresceu na década de 1990 nos países menos avançados. Segundo, a Organização Mundial do Turismo (OMT), o fluxo turístico referente às entradas nesses países chegou a ser maior do que nos países desenvolvidos.

É nessa perspectiva que o turismo se mostra um dos setores mais promissores da economia mundial, que propicia assim um crescimento e a prosperidade para diversos ramos da economia.

A Guiné-Bissau possui um enorme potencial turístico devido ao seu clima tropical, ambiente natural, fauna, flora, bem como a sua diversidade cultural, dança, as festas, vestimenta e culinária.

Desse modo, muitos países Africanos se deram conta da importância dessa atividade na economia local, e que existe uma tendência de crescimento da demanda mundial.

Além de ser um setor que pode fazer um aproveitamento dos recursos já existentes nas próprias localidades como forma de investimento turístico, é uma atividade que serve de elo entre os povos, tanto dentro como fora do país.

A Guiné Bissau por se situar na costa ocidental de África, a cerca de 600 km do Senegal e da Guiné-Conakry e quase no meio do Atlântico onde a África fica mais perto da América do Sul, uma localização privilegiada e estratégica, com uma superfície de trinta e seis mil cento e vinco quilómetros quadrados (36.125km²), não fica fora desse fenômeno.

Pois, este fator, localização, o faz beneficiar das tendências do mercado turístico mundial, por se tratar de um país formado por uma parte continental e uma parte insular constituída por diferentes Ilhas e ilhéus.

Portanto falta somente elaborar políticas públicas adequadas e identificar os fatores turísticos que poderão contribuir para o desenvolvimento local; mensurar a oferta e a demanda turística das principais ilhas, de modo a definir as características comportamentais do turismo nas ilhas; analisar a situação do turismo e diagnosticar as estratégias adotadas no âmbito dessa atividade; e aguardando os resultados, e analisando se é um agente que poderá contribuir para desenvolvimento local relacionando ou medindo o grau dos impactos econômicos, sociais, culturais, e ambientais, que tem gerado entre as ilhas.

É possível!!!

Daguiné..

Cumprimentos,

Nelo da Guiné

Sem comentários:

Enviar um comentário