quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Guiné-Bissau vai levar 17 projetos de desenvolvimento públicos e privados para a cimeira de captação de investimentos nos dias 9 e 10 deste mês, no Dubai

A Guiné-Bissau vai levar 17 projetos de desenvolvimento públicos e privados para a cimeira de captação de investimentos nos dias 9 e 10 deste mês, no Dubai, disse aos jornalistas o presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá.

Cipriano Cassamá informou que vai em representação do chefe de Estado guineense


Numa conferência de imprensa segunda-feira à noite, momentos antes de embarcar para o Dubai, Cipriano Cassamá informou que vai em representação do chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, que não estará presente por razões de agenda.

A cimeira foi convocada pelo emir do Dubai, Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, para permitir nomeadamente a países da União Económica e Monetária da Africa Ocidental (UEMOA, da qual a Guiné-Bissau faz parte) apresentarem os seus projetos de desenvolvimento aos investidores árabes, sobretudo os do Dubai.

Além do presidente do Parlamento, a delegação da Guiné-Bissau é composta pelo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, pwlo vice-presidente da Câmara do Comércio, Abel Incada, e por dois empresários.

Segundo Cipriano Cassamá, o país leva ao Dubai 17 projetos (entre públicos e privados), com destaque para os projetos de construção da ponte sobre o rio Farim, a introdução de um cabo submarino, o alargamento do aeroporto internacional de Bissau, e ainda projetos nos domínios da agricultura e do turismo.

"Será uma oportunidade única para a Guiné-Bissau vender uma nova imagem de si mesma e ao mesmo tempo apresentar-se aos investidores do mundo árabe", defendeu o presidente do Parlamento guineense.

Fonte da Câmara do Comercio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS) guineense disse à Lusa que a Guiné-Bissau, ao contrário dos restantes sete países da UEMOA, "não levará projetos substanciais".

O Senegal, por exemplo, irá apresentar na cimeira de captação de investimentos do Dubai entre 25 a 30 projetos, adiantou a fonte, lembrando que os investidores estarão abertos a analisar ideias com orçamentos a partir de um milhão de dólares.

Fazem parte da UEMOA Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Sem comentários:

Enviar um comentário