terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sobe para 23 o número de mortes pelo rebentamento de mina na Guiné-Bissau

O número de vítimas mortais causado pelo rebentamento de uma mina antitanque usada na guerra da independência, na Guiné-Bissau, subiu para 23, disse hoje fonte governamental.


O engenho explosivo, com mais de 40 anos, terá sido ativado por uma viatura de transporte coletivo que na sexta-feira circulava entre Bissorã e Cheia, no interior do país. No Hospital Simão Mendes, em Bissau, permanecem 12 feridos, sete dos quais em estado grave, acrescentou a mesma fonte.

Uma comissão de investigação às causas do acidente liderada pela ministra da Justiça, Carmelita Pires, foi criada durante uma reunião extraordinária do conselho de ministros realizada no sábado.

No mesmo encontro foi ainda formada uma comissão de solidariedade para apoiar os familiares das vítimas, presidida pela ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Bilony Nhassé.

O governo decretou dois dias de luto nacional na sequência do acidente, cumprindo-se hoje o segundo dia.

De acordo com residentes, uma outra mina foi desativada naquela zona em 2013.

Fonte governamental disse que o risco na área é conhecido, uma vez que é uma região onde o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) "atuou fortemente" durante a guerra colonial. Eventuais medidas para erradicar o problema serão discutidas depois de conhecido o relatório da comissão de inquérito,

Sem comentários:

Enviar um comentário