sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FMI empresta 4,1 milhões à Guiné-Bissau

FMI empresta 4,1 milhões à Guiné-Bissau O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai conceder um empréstimo de 4,1 milhões de euros à Guiné-Bissau para acudir a necessidades básicas urgentes do país, anunciou o chefe de missão, Felix Fischer.

O acordo foi alcançado durante a visita de uma delegação do FMI à Guiné-Bissau que começou a 15 de setembro e terminou hoje com elogios às medidas que estão a ser tomadas pelo novo governo - eleito em abril e empossado em julho.

O empréstimo deverá ser aprovado pelo conselho executivo do FMI em novembro e desembolsado de uma só vez na mesma altura através de um mecanismo destinado a países com baixas receitas fiscais, mas com necessidades urgentes.

O pagamento de salários, fornecimento de eletricidade e serviço de dívida estão entre as prioridades orçamentais do Estado guineense.

O FMI prevê depois regressar com nova comitiva à Guiné-Bissau em março ou abril de 2015 para discutir um programa de financiamento a três anos.

Felix Fischer saudou "o progresso recentemente alcançado no pagamento dos salários dos funcionários públicos", após vários meses de ordenados em atraso - que passam a ser processados por transferência bancária.

O chefe de missão enalteceu também "a intenção do governo de criar um comité de tesouraria" para vigiar e estabelecer prioridades de execução orçamental e aplaudiu as diretivas de disciplina fiscal, em que o executivo pretende garantir o máximo de receita para suportar a despesa.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário