Bissau, 18 Set 14 - Uma reunião de urgência deve ter lugar hoje em Nova Iorque para marcar a mobilização da comunidade internacional sobre a necessidade de todos os países se envolverem na luta contra o vírus ébola, refere a RFI.
A ONU estima que serão necessários investir mil milhões de dólares americanos para parar a epidemia de ébola.
Segundo a RFI que cita o seu correspondente no local, o Conselho de Segurança das Nações Unidas indica que o vírus é agora considerado uma “ameaça a a segurança internacional”.
A resolução proposta convida aos estados membros a fornecer ajuda de urgência tais como hospitais de campanha, equipas médicas e pede igualmente que se ponha fim ao isolamento da Libéria, Guine-Conacry e Serra Leoa.
“Trata-se de um toque para uma mobilização geral”, disse Jean-Victor NKolo, porta-voz das Nações Unidas.
“Sentimos esta mobilização da comunidade internacional que se diga, a justa medida. Se isso se passa hoje na Libéria ou na Serra leoa, pode também se passar nos nossos países porque vivemos numa vila global e as pessoas viajam rápida e facilmente e muito longe, recordou NKolo acrescentando que não se trata desta vez de analisar e falar.
A Assembleia-geral das Nações Unidas deve votar ainda uma resolução e estima que será necessário investir mil milhões de dólares para parar a epidemia.
RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário