quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Portugal e Gana apoiam encontro de grupo das Nações Unidas sobre Guiné-Bissau

A ministra ganesa expressou o desejo de Portugal e Gana reforçarem a sua parceria para responder a “desafios atuais” como o problema da segurança marítima no golfo da Guiné.

Portugal e Gana vão apoiar uma reunião do grupo internacional de contacto das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau, anunciou hoje o ministro português dos Negócios Estrangeiros, que defendeu o aproveitamento da atenção atual da comunidade internacional sobre o país.

“Portugal e Gana estão dispostos a apoiar a Guiné-Bissau a convocar o grupo internacional de contacto das Nações Unidas, a um prazo breve, para debater as reformas em curso, as modalidades futuras do apoio internacional no terreno, a renovação do mandato do escritório das Nações Unidas em Bissau e a realização de mesas redondas de doadores”, disse hoje Rui Machete após uma reunião em Lisboa com a ministra ganesa dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Hanna Tetteh.

Os dois países, acrescentou, coincidem na “necessidade de a comunidade internacional continuar a apoiar firmemente a Guiné-Bissau no seu presente processo de retorno à ordem constitucional, à paz e à estabilidade e ao desenvolvimento sustentado”.

“Não podemos perder tempo, visto que a dinâmica da vida internacional vai trazendo novos problemas, como é o caso da doença ébola, e portanto vai distrair a atenção”, pelo que há que aproveitar “esta janela de oportunidade que neste momento ainda” existe, sustentou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

No mesmo sentido, a ministra ganesa defendeu a necessidade de os dois países trabalharem “a nível bilateral, no contexto da região e também a nível multilateral, envolvendo as Nações Unidas”, no sentido de “progredir no retorno do país à paz e à estabilidade”.

O encontro do grupo de contacto internacional, “a ter lugar em outubro deste ano, é extremamente importante”, referiu Hannah Tetteh.

Na reunião de hoje, no âmbito da primeira visita oficial a Portugal da chefe da diplomacia ganesa, os dois governantes assinaram um protocolo para fomentar o ensino da língua portuguesa no Gana, através da formação de pessoal diplomático, referiu o ministro.

Os dois países ultimaram também as negociações sobre a convenção para evitar a dupla tributação, que deverá ser assinada até ao final do ano na capital do Gana, Acra.

“Vai gerar mais-valias importantes para os cidadãos e empresas de ambos os países, ao diminuir os custos de uma tributação que seria injusta”, afirmou Machete.

Rui Machete mencionou ainda que, em relação ao golfo da Guiné, os dois ministros exploraram “opções de cooperação bilateral na área de segurança marítima”, estando previsto o envio de uma delegação técnica do Governo português ao Gana para negociar ações concretas nesta área.

“Gana é um dos países mais estáveis e prósperos da região do golfo da Guiné e Portugal já desenvolve ações de cooperação técnico-militar nesta área com países africanos de língua portuguesa”, lembrou.

A ministra ganesa expressou o desejo de Portugal e Gana reforçarem a sua parceria para responder a “desafios atuais” como o problema da segurança marítima no golfo da Guiné.

Antes do encontro com o seu homólogo, a ministra ganesa participou num pequeno-almoço empresarial, promovido pela AICEP e pela Câmara de Comércio Portugal-Gana, no qual o grupo Sana anunciou a intenção de construir um hotel em Acra.

Hannah Tetteh convidou o ministro português a visitar a capital ganesa no âmbito da realização de um dia dedicado a Portugal no Gana.

Sem comentários:

Enviar um comentário