quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Comunidade internacional aplaude exoneração de António Indjai

Bissau – Os representantes de diferentes organismos internacionais acreditados na Guiné-Bissau aplaudiram , a decisão do Presidente da República, José Mário Vaz, de afastar António Indjai do cargo de Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas.

Estes elogios foram tornados públicos depois das audiências que o Chefe de Estado guineense manteve com os representantes da União Africana, Ovídio Pequeno, o Representante da União Europeia, Joaquim Dukay, e o Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Miguel Trovoada.

Quase todos foram unânimes em destacar a forma «oportuna» como o Presidente da República soube decidir em relação à matéria, o que vai agora abrir, de forma efectiva, caminho para restabelecer as relações com a comunidade internacional e para a reforma das Forças Armadas.

Os diplomatas ao serviço da União Africana, da ONU e da União Europeia frisaram que se trata de uma decisão soberana, da qual o Presidente da República goza de uma prerrogativa constitucional em nomear e exonerar o Chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas.

Neste preciso momento decorre a reunião do Conselho de Defesa, finda a qual pode ser conhecido o nome do substituto de António Indjai no cargo de Chefe da Armada guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário