quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Ministério da Administração Interna MAI devolve mais de 33 milhões de Francos ao Tesouro Público por falta de comparecência de beneficiários

Bissau - O Ministério da Administração Interna (MAI) procedeu esta segunda-feira, 15 de Setembro, à devolução de 33.448.200 milhões de Francos Cfa. (50.991.500 mil euros) ao Tesouro Geral do Ministério da Economia e Finanças.


O valor é proveniente de funcionários falecidos há mais de um ano, cujos nomes ainda constam nas folhas de vencimento, pessoas que abandonaram os serviços, funcionários que estiverem em comissão de serviço e que, no entanto, já não desempenham estas funções, bem como muitos nomes por identificar cujos detentores não compareceram no acto do pagamento dos salários.

A soma referente aos pagamentos dos salários entre Março e Julho, entre os quais mais de 25 milhões de Francos CFA. (38.112,3 euros), foi identificada como dinheiro pertencente aos funcionários desta instituição já falecidos, e mais de três milhões, de pessoas que se encontram no estrangeiro. Mais de 4 milhões de Francos Cfa. (6.097,96 euros) eram destinados a funcionários não identificados.

Em conferência de imprensa de apresentação deste numerário, Samuel Fernandes, Porta-voz do Ministério da Administração Interna, adiantou que por intrusões do titular da pasta da Administração Interna o valor em causa vai ser devolvido ao Tesouro Público, sublinhando que a medida visa a contenção de despesas e a moralização da Administração Pública guineense.

A terminar, o responsável anunciou que vão ser criadas condições para apurar os responsáveis por esta situação e, consequentemente, serem responsabilizados pelos seus actos.

A cerimónia de devolução desta soma junto da Tesouraria-geral das Finanças guineenses, contou com a  presença do Inspector-geral do Ministério da Administração Interna, Francisco Malam Ndur Djata.

Sem comentários:

Enviar um comentário