terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ministro da Administração Interna quer "tolerância zero" para crimes violentos na Guiné-Bissau Bissau

O ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau, Botche Candé, prometeu "tolerância zero" no país face a crimes violentos, depois de um jovem ter sido alegadamente agredido até à morte por polícias num bairro de Bissau.

A posição foi tornada pública segunda-feira pelo porta-voz do ministério, Samuel Fernandes, após uma reunião entre o membro do Governo e os chefes das diferentes esquadras da capital. 

"Nada justifica o uso de meios inadequados na detenção daquele jovem e que resultou na sua morte" referiu Samuel Fernandes, citado pela Agência de Notícias da Guiné (ANG). 

De acordo com o porta-voz, o ministro apelou às forças policiais para "respeitarem os direitos cívicos dos cidadãos" e ao mesmo tempo pediu a colaboração da população na missão dos agentes de segurança. 

Face ao cenário actual, o governo pretende ainda promover acções de formação para os elementos de segurança, sobretudo no que respeita "à maneira de actuar", acrescentou. 

"Em qualquer circunstância, o uso da força deve ser proporcional a própria situação e à ameaça no terreno. Por isso, condeno veementemente o acto que aconteceu recentemente no bairro de São Paulo", sublinhou Samuel Fernandes.

Quatro agentes da Polícia de Ordem Pública (POP) estão detidos por suspeita de envolvimento na morte de um jovem guineense na noite de dia 19, no bairro de São Paulo. 

O caso foi denunciado na quinta-feira pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), referindo que as agressões ocorreram depois de a vítima questionar os agentes sobre a razão pela qual o estavam a deter.

Sem comentários:

Enviar um comentário