quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O novo líder das Forças Armadas da Guiné-Bissau deve ser conhecido até final da semana, disse hoje o diretor de gabinete do Presidente da República, José Mário Vaz,

O novo líder das Forças Armadas da Guiné-Bissau deve ser conhecido até final da semana, disse o diretor de gabinete do Presidente da República, José Mário Vaz, chefe de Estado que na segunda-feira exonerou o general António Indjai.


Guiné-Bissau deve conhecer líder das Forças Armadas até final da semana


Dada a natureza do cargo, a espera não se pode alongar por "um longo período" frisou Otávio Lopes, ao admitir que o nome deve ser conhecido esta semana.

Aquele responsável falava no final de uma reunião do Conselho de Defesa realizada hoje no Palácio da Presidência onde José Mário Vaz tem mantido diferentes contactos.

Do lado militar participaram no encontro os chefes da Força Aérea, Papa Camará, da Marinha, Sanhá Clussé e o vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Mamadu Turé.

Da parte civil estiveram presentes o presidente José Mário Vaz, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, da Defesa e ainda o ministro das Infraestruturas.

O diretor de gabinete do presidente guineense disse que caberá agora ao conselho de ministros, que está reunido, tornar público "os passos a seguir" para a nomeação de um novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

De acordo com fontes diplomáticas contactadas pela Lusa, o Presidente da República terá explicado em encontros mantidos hoje que a exoneração foi uma decisão "ponderada" e para a qual conta com o apoio da população guineense e da comunidade internacional.

Nas próximas semanas deverá manter-se em Bissau para acompanhar o dossiê da sucessão de Indjai e inclusivamente desmarcar a participação na assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário