quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Militares detidos no caso «Pansau Ntchama» foram libertados por ordem do Governo


Bissau – O Governo ordenou na passada terça-feira, 9 de Setembro, a libertação dos militares e civis detidos há mais de um ano pelo então regime militar de 12 de Abril de 2012, na sequência do mediático caso «Pansau Ntchama».

A notícia foi avançada por fonte familiar, que indicou que entre as pessoas libertadas nesta primeira fase estão Jorge Sambu, ex-Vice Chefe de Estado-maior da Armada guineense, Suaibu Camará, Didi, um civil que o Tribunal Militar considerou que facilitou a saída de Pansau Ntchama para a vizinha Guiné-Conacri depois do ataque à Base de Pára-Comandos na Base Aérea de Bissalanca.

Contactada, uma fonte militar indicou que, nos próximos dias, algumas das pessoas que ainda se encontram detidas vão ser também postas em liberdade, mas não adiantou em que condições serão indultadas.

De recordar que, a 21 de Outubro de 2013, um grupo de pessoas foi apontado como responsável por disparos com armadas de fogo contra uma unidade da elite militar em Bissau, em que o Capitão Pansau Ntchama tinha sido apontado como cabecilha do ataque.

Segundo o regime militar na altura, a acção visava derrubar o Governo saído do golpe de 12 de Abril de 2012, tendo estas pessoas sido julgadas pelo Tribunal Militar Superior guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário