quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Delegação internacional pede «vontade política» no combate às drogas

Foto de arquivo (foto AP)

Uma delegação da Comissão de Combate às Drogas na África Ocidental apelou a uma maior «determinação e vontade política» por parte das autoridades da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico e consumo de drogas.


A missão é liderada pelo ex-presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, que dirige a comissão criada pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Também a ativista do Burkina Faso Christine Kafondo integra a missão, bem como o médico e líder juvenil guineense Alpha Diallo.


«É necessário que o país demonstre determinação e vontade política para lutar contra este flagelo», disse Christine Kafondo em conferência de imprensa, na qual foram apresentadas as recomendações feitas às autoridades de transição da Guiné-Bissau.


«É um problema reconhecido pelo Estado e, como dizem os médicos, o diagnóstico está feito. Isso quer dizer que estamos prontos para chegar a uma solução, para começar o tratamento», disse, por seu turno, Olusegun Obasanjo, adiantando que a «solução passa exatamente pela vontade política» e por «ver quais são os problemas e levá-los à justiça».


A missão recomendou às autoridades guineenses que recebam «assistência especial da comunidade internacional», tendo em conta a falta de recursos para patrulhar a região.


A Comissão de Combate às Drogas na África Ocidental sugeriu, ainda, que a Guiné-Bissau avance com investigações no terreno para se averiguar sobre a «real situação de consumo e tráfico» de droga.

Sem comentários:

Enviar um comentário