segunda-feira, 12 de agosto de 2013

GUINÉ CONAKRY = Quase 1800 candidatos disputam eleição para a Assembleia Nacional da Guiné Conakry

Mais de 1780 candidatos, provenientes de 31 partidos políticos da Guiné Conakry, vão disputar os 114 assentos da Assembleia Nacional, cujas eleições estão fixadas para 24 de setembro próximo.

Conakry - Mais de 1780 candidatos, provenientes de 31 partidos políticos na Guiné, vão disputar os 114 assentos da Assembleia Nacional cujas eleições estão fixadas para 24 de setembro próximo, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Eles serão 1.596 para o escrutínio da lista nacional na representação proporcional durante o qual serão eleitos 76 deputados e 193 para o escrutínio maioritário uninominal de uma volta que elegerá 38 outros deputados.

A campanha eleitoral deverá iniciar-se a 24 de agosto próximo em todo o território nacional, precisa-se, após um decreto do Presidente da República, Alpha Condé.

O orçamento inicial das eleições legislativas está fixado em 12 milhões de dólares americanos, que, segundo a CENI, ainda não foi disponibilizado e a instituição encarregue das eleições está a multiplicar os apelos aos parceiros para o desenvolvimento e aos doadores de fundos para mobilizar esta soma.

A CENI garante ter inscrito cerca de cinco milhões 200 mil eleitores nas listas eleitorais reabertas recentemente para os partidos e os seus militantes que lançaram um braço-de-ferro durante vários meses com o Governo que atrasava para exortar os seus militantes a  registarem-se.

Ele fixou em 20 e 80 milhões de francos guineenses (cerca de três mil de dólares e cerca de 12 mil dólares americanos) as cauções que devem desembolsar os candidatos às próximas eleições legislativas.

Os 20 milhões de francos guineenses concernem aos candidatos inscritos na lista uninominal na qual serão eleitos 38 dos 114 deputados, enquanto os 80 milhões  aos da lista nacional que inclui a eleição de 76 deputados.

Além disso, a soma das despesas totais exigida dos partidos políticos em competição durante a campanha está fixada em cinco biliões de francos guineenses (mais de sete milhões de dólares americanos).

Sem comentários:

Enviar um comentário