sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ex-chefe da Marinha da Guiné Bissau capturado por agentes dos EUA

O antigo chefe da marinha da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, foi capturado em águas internacionais perto de Cabo Verde por uma brigada de combate ao tráfico de droga dos Estados Unidos, disseram, esta quinta-feira, fontes oficiais cabo-verdianas.

José Américo Bubo Na Tchuto, ex-chefe de Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau, foi capturado juntamente com outros quatro cidadãos guineenses em águas próximas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde e foi desembarcado no porto de Palmeira, na ilha cabo-verdiana do Sal, tendo sido levado de imediato para o aeroporto local, de onde seguiu para os Estados Unidos.

Bubo Na Tchuto era procurado pelos Estados Unidos por alegado envolvimento no tráfico internacional de droga, sobretudo cocaína oriunda da América do Sul.

O antigo chefe militar guineense esteve envolvido em várias tentativas de golpe de Estado na Guiné-Bissau.

Em 2009, Na Tchuto fugiu para a Gâmbia depois de ter sido acusado de tentativa de golpe de Estado, alteração do Estado de direito e deserção militar e em janeiro de 2010 refugiou-se na representação das Nações Unidas na Guiné-Bissau, depois de ter sido assinado um acordo entre o Governo e a ONU para a entrega voluntária do ex-chefe da Armada às autoridades guineenses.

1 comentário:

  1. Os EUA pensam que capturaram um unico traficante da Guiné-bissau mas ainda faltam muitos para serem capturados,começando no próppio actual chefe de estado maior e os da força aeria.

    ResponderEliminar