quinta-feira, 11 de abril de 2013

Director-geral do Serviço de Informação do Estado foi exonerado : Documento não revela motivos

Bissau - O Diretor-geral de Serviço de Informação do Estado (SIE), Serifo Mane, foi exonerado das suas funções, esta quarta-feira, 10 de Abril.

A ordem de serviço, assinada pelo ministro do Interior do Governo de transição, António Suca Ntchama, não especificou os motivos do afastamento de Serifo Mane do cargo, tendo apenas indicado o Coronel Nhaga Oliveira como substituto nas funções, a título interino.


De acordo com o documento, o assunto já é do conhecimento do Chefe de Estado Maior-general das Forças Armadas, António Indjai, e do Primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros.


Uma das razões da exoneração de Serifo Mane, poderá estar ligada ao recente caso de detenção de cinco cidadãos guineenses, pelas autoridades norte-americanas, em território nacional, sem o aviso às autoridades de transição por parte do SIE, acerca da operação em curso na Guiné-Bissau.


Outro possível motivo prende-se com o mau relacionamento entre o ex-Director-geral do SIE e o ministro do Interior, desde os primeiros tempos da sua indicação ao cargo.


Serifo Mane terá dedicado mais o seu tempo em concertação com Rui Duarte Barros e o Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo.

Sem comentários:

Enviar um comentário