quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cabo-Verde poderá ser o País decisivo na solução do conflito na Guiné-Bissau : O secretário (CPLP), Murade Murargy

Cidade da Praia - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, afirmou, segunda-feira, que Cabo-Verde pode ter um papel preponderante na solução dos problemas políticos que afectam os países que integram a comunidade, especialmente a Guiné-Bissau. 

Murade Murargy, que se encontra em Cabo-Verde para uma visita oficial de três de dias, referiu-se de forma particular à maneira como as autoridades cabo-verdianas podem ajudar na resolução do conflito político-militar na Guiné-Bissau que, "preocupa e de que maneira" a comunidade. 

"Cabo-Verde esteve ligado à Guiné-Bissau e as suas relações históricas e culturais podem ser determinantes e ajudar muito na busca de solução dos problemas", frisou Murargy, citado pela Inforpress, à saída de um encontro com o chefe da diplomacia do arquipélago, Jorge Borges, primeiro acto da visita oficial a Cabo Verde, que termina quarta-feira.  

Murargy, que antes de se deslocar a Cabo Verde esteve em Bissau, reiterou que a situação na Guiné-Bissau é "difícil e complexa", lembrando ter-se reunido com todas as autoridades locais para se inteirar, no terreno, sobre o actual momento político.    

Sobre a visita a Cabo Verde, Murargy acentuou a necessidade de a CPLP ser "repensada", de forma a adequá-la aos desafios dos novos tempos, explicando que o contexto da criação da comunidade, em 1996, era "bastante diferente". 

"Perante várias mudanças operadas no mundo, nos últimos anos, urge um repensar da organização, saber se os objectivos que estiveram na base da sua criação servem para esta era da globalização que se vive actualmente", sustentou.  

Na visita a Cabo Verde, Murargy pretende ouvir as autoridades cabo-verdianas sobre como se poderá trabalhar em conjunto para que a CPLP continue a reforçar-se no momento em que vai atingir 18 anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário